Google Business: para que serve e como utilizá-lo?

Por BeeOn 06/09/2021
Compartilhe

O Google Business é uma ferramenta gratuita e muito útil para ajudar a aumentar a presença online da sua empresa. Ela também é conhecida por outros nomes como Google My Business ou Google Meu Negócio, em português.

Simples e fácil de usar, essa é uma excelente maneira de fazer com que os seus clientes e potenciais clientes lhe encontrem e consigam entrar em contato com a sua empresa e até ver o depoimento de outros consumidores.

Quer entender melhor? Siga conosco!

O que é o Google Business?

O Google Business é uma ferramenta gratuita que faz com que as pessoas encontrem a sua empresa pela página de buscas do Google. Ou seja, quando alguém pesquisar sobre o nome da sua empresa, encontrará informações relevantes, como: horário de funcionamento, endereço, telefone e formas de contato, reviews de outros consumidores etc.

Outra vantagem é que você pode integrar o Google Business a outras soluções do Google, como o Maps. Assim, o cliente, com um só clique, consegue navegar e chegar até a sua empresa com mais facilidade.

Para que serve o Google My Business?

A principal função do Google My Business é ajudar os empresários a colocarem suas empresas na rede, melhorando o relacionamento com os usuários e oferecendo informações importantes sobre seu negócio.

Para os empresários, o Google My Business possui funcionalidades muito interessantes, por exemplo conhecendo a opinião dos usuários sobre sua empresa. Para os consumidores, a ferramenta também é muito interessante, pois permite ter acesso facilmente as principais informações das empresas, ver fotografias, acessar o menu, navegar via Google Maps e até fazer um tour virtual.

Quais os benefícios do Google My Business?

O Google My Business pode ser usado por empresas de todos os setores e ramos, desde grandes até pequenos negócios, como restaurantes, bares, escritórios, clínicas, pet shops, lojas, estúdios etc.

Apesar de ser uma ferramenta muito simples de ser usada, ela é bastante eficiente. Um estudo do próprio Google revelou que 50% das pessoas que fizeram uma busca local pelos seus celulares visitaram a loja em menos de 1 dia e 34% dos consumidores que pesquisaram pelas empresas no computador ou no tablet tiveram a mesma ação.

Entre as vantagens de usar o Google My Business estão:

  • Ajuda a ampliar a presença online das empresas, conseguindo mais cliques para o seu site e redes sociais ou mais ligações e visitas na sua empresa;

  • Permite que os usuários interajam com a sua empresa, por exemplo fazendo perguntas;

  • Ajuda a conquistar novos clientes;

  • Melhora a reputação, principalmente se você monitorar essa ferramenta, avaliando os reviews e opiniões dos clientes, melhorando o que é necessário para uma excelente experiência dos seus clientes;

  • Ajuda a criar novos insights ao acompanhar o que os seus clientes estão falando sobre sua marca;

  • Permite incluir o endereço de diferentes filiais, com o horário de funcionamento e informações de contato de cada uma delas.

Como o Google My Business funciona?

O principal objetivo da ferramenta é agregar informações das marcas e mostrar dados relevantes para os usuários. Então, toda vez que alguém fizer uma pesquisa, o algoritmo do Google irá identificar alguma referência comercial e apresentará os locais relacionados que estão próximos do usuário.

Vamos supor que você pesquise por “lojas de roupa em São Paulo” e esteja fazendo essa pesquisa do centro da cidade. O Google retornará as lojas de roupa próximas de onde você está.

Os resultados mostrados dependem de alguns fatores. Nem sempre o cadastro mais próximo do usuário ou o mais completo é que irá aparecer. Alguns dos critérios que interferem nos resultados são:

  • A relevância do seu negócio para a pesquisa feita pelo usuário;

  • A distância entre onde o usuário está e a palavra-chave pesquisada (há diferenças nos resultados entre loja de roupa em São Paulo e loja de roupa no Morumbi em São Paulo);

  • A popularidade do negócio, considerando o número de avaliações e comentários, a média das notas recebidas, o tráfego no cadastro realizado e a quantidade de cliques.

SERP

Basicamente, existem 3 formas da sua empresa aparecer nos resultados de pesquisa do Google (SERP), que são:

  1. Por tipo de negócio: quando a pessoa digita o que deseja encontrar, mas sem colocar o nome da empresa ou a marca do produto. Os resultados dependem da localização do usuário.

  2. Por negócio e lugar: quando o usuário pesquisa pela cidade ou bairro do negócio.

  3. Pelo nome da empresa: quando o usuário digita o nome da empresa. Por exemplo “C&A”, aparecendo as filiais mais próximas do local de onde o usuário está.

Como usar o Google Business?

Para atingir os benefícios que citamos, é muito importante usar corretamente o Google Business, explorando toda a capacidade da plataforma.

De acordo com o Google, empresas que incluem imagens nos perfis recebem 42% mais solicitações de rotas no Google Maps e 35% mais cliques no site do que as que não adicionam.

Para começar a usar o Google Business, é muito simples. Veja as dicas que separamos.

Faça seu cadastro

O primeiro passo é acessar o site do Google Meu Negócio e criar seu perfil. Para isso, será preciso ter uma conta no Gmail e clicar em “comece agora”. Depois, faça o login na plataforma. Caso você já esteja logado no Google, será direcionado automaticamente para a próxima etapa.

Adicione seu negócio

A próxima etapa é adicionar as informações básicas da sua empresa, como: nome, telefone, site, categoria (tipo de empresa que você tem, como salão de beleza, clínica veterinária, restaurante etc.) e a localização.

Se você não atende seus clientes em um local específico, mas em diferentes áreas, como acontece com os prestadores de serviço, é só marcar “sim” na caixa “entrego produtos e presto serviços para meus clientes no local deles”. Depois, clique em “continuar”.

Confirme sua autorização

As informações de endereço e de contato da sua empresa irão aparecer em uma caixa de diálogo. Verifique se está tudo correto e marque a opção “estou autorizado a gerenciar esta empresa e concordo com os Termos de Serviço”. Depois clique em continuar.

Confirme a localização da sua empresa

Na sequência, você será direcionado a uma página na qual o Google fará o envio de um código de verificação postal para o endereço que você forneceu. Você será redirecionado para o painel de controle, mas só poderá editar as suas informações após confirmar o código enviado.

Esse código será enviado pelos Correios e você deverá recebê-lo entre 7 a 15 dias. Quando receber o código, acesse o painel de controle e clique em “confirmar agora” no banner vermelho da parte superior da tela.

Edite as informações da sua empresa

Após confirmar a sua localização, adicione mais informações ao cadastro, como horário de funcionamento, formas de contato, fotos, uma pequena descrição e outros conteúdos relevantes.

Otimize seu perfil

Para conseguir os melhores resultados, existem algumas boas práticas que você precisa seguir, como:

  • Manter o perfil sempre atualizado, especialmente em relação ao horário de funcionamento, endereço e telefone de contato;

  • Melhorar a interação com seus clientes, respondendo às dúvidas e comentários e incentivando seus clientes a deixarem uma avaliação;

  • Usar o Google Postagens para adicionar informações extras em formato de textos, vídeos, imagens ou eventos. Esses conteúdos só ficam ativos por 1 semana, por isso a importância de manter seu perfil sempre atualizado;

  • Permitir agendamentos, uma funcionalidade muito útil para restaurantes, consultórios, clínicas de estética e escritórios. Nesse caso, aparecerá um botão com um CTA “faça uma reserva” e o usuário será direcionado a uma landing page para agendar seu horário;

  • Habilitar a troca de mensagens, que funciona como um chat online e permite que seus clientes façam um contato direto com a sua empresa.

Gostou de conhecer mais sobre o Google Business? Aproveite e veja nosso conteúdo completo sobre Google Adsense!

Veja Também

GESTÃO DE REDES SOCIAIS
27/08/2020 - Como estão as métricas do seu negócio?
GESTÃO DE REDES SOCIAIS
29/04/2021 - WhatsApp Ads: o que é e como funciona o anúncio na rede de mensagens?
MARKETING DIGITAL
23/02/2018 - Uma Agência de Marketing Completa
MARKETING DIGITAL
15/03/2018 - Marketing Digital Funciona? Se o seu segmento for este sim!
MARKETING DIGITAL
15/05/2019 - Semana do MEI - Micro Empreendedor Individual
MARKETING DIGITAL
19/09/2019 - Marketing interno ou contratar uma agência de marketing?
MARKETING DIGITAL
20/11/2019 - Marketing Médico: O que pode ou não ser feito?
MARKETING DIGITAL
04/02/2020 - O preço de NÃO investir em Marketing Digital
MARKETING DIGITAL
13/01/2020 - Profissões emergentes no Brasil em 2020 - Agência de Marketing é um dos principais segmentos com diversas oportunidades
MARKETING DIGITAL
09/03/2020 - Marketing Digital para Negócios Locais
MARKETING DIGITAL
09/04/2020 - O que é a Telemedicina no Brasil?
MARKETING DIGITAL
30/04/2020 - A importância da presença digital para seu negócio na crise
MARKETING DIGITAL
08/05/2020 - Atualizações no Marketing Digital para os dentistas
MARKETING DIGITAL
19/05/2020 - Novos públicos em tempos de coronavírus
MARKETING DIGITAL
02/06/2020 - 4 estratégias pra começar as vendas on-line
MARKETING DIGITAL
30/06/2020 - De que adianta ter um bom produto se ninguém o conhece?
MARKETING DIGITAL
13/07/2020 - Passos para fidelizar o seu cliente com o delivery
MARKETING DIGITAL
24/07/2020 - O que a automação de marketing pode fazer pelo seu negócio?
MARKETING DIGITAL
28/07/2020 - Dia dos Pais: dicas para vender mais.
MARKETING DIGITAL
25/08/2020 - 5 pilares do engajamento.
MARKETING DIGITAL
11/09/2020 - 4 estratégias de aplicação do marketing digital no setor odontológico.
MARKETING DIGITAL
14/09/2020 - 7 dicas para ter uma identidade visual consistente.
MARKETING DIGITAL
01/01/2020 - Agência de Marketing Digital em Passos
MARKETING DIGITAL
16/09/2020 - Marketing digital para negócios B2B: como chamar a atenção de outras empresas na internet?
MARKETING DIGITAL
02/10/2020 - Como vender mais e melhor? Dicas essenciais para colocar em prática!
MARKETING DIGITAL
22/10/2020 - Marketing de Conteúdo para Dentistas: como fazer?
MARKETING DIGITAL
03/11/2020 - Black Friday 2020 - Sua Empresa está Preparada?
MARKETING DIGITAL
09/11/2020 - LGPD: o que muda no marketing digital?
MARKETING DIGITAL
12/11/2020 - A evolução do Marketing Digital
MARKETING DIGITAL
01/12/2020 - BeeOn conquista 2º lugar em prêmio da RD Station
MARKETING DIGITAL
17/12/2020 - O que é Google Meu Negócio?
MARKETING DIGITAL
18/12/2020 - Melhores livros de finanças empresariais
MARKETING DIGITAL
21/12/2020 - As 5 estratégias de marketing mais usadas em 2020.
MARKETING DIGITAL
14/01/2021 - Qual é o objetivo do marketing de relacionamento?
MARKETING DIGITAL
21/01/2021 - O que é Google Analytics?
MARKETING DIGITAL
28/01/2021 - Quais as principais datas comemorativas do Brasil?
MARKETING DIGITAL
04/02/2021 - O que é branding?
MARKETING DIGITAL
02/04/2021 - Como utilizar o logo na sua campanha de marketing?
MARKETING DIGITAL
25/05/2021 - Como trabalhar com o Google Adsense?
MARKETING DIGITAL
03/06/2021 - O que é Active Campaign?
MARKETING DIGITAL
18/06/2021 - Pinterest Ads: um passo a passo de como anunciar na plataforma
MARKETING DIGITAL
06/07/2021 - Telegram: Saiba como utilizar na sua estratégia digital
MARKETING DIGITAL
13/07/2021 - O que é CRM e por que seu negócio precisa dele?
MARKETING DIGITAL
20/07/2021 - Marketing de conteúdo para MEI: tudo o que você precisa saber!
MARKETING DIGITAL
24/08/2021 - 8 cursos de marketing digital gratuitos
MARKETING DIGITAL
21/09/2021 - Gestor de tráfego: o que ele faz e por que é importante?
MARKETING DIGITAL
18/10/2021 - O que colocar em um FAQ?
MARKETING DIGITAL
25/10/2021 - Como reduzir a taxa de Churn?
MARKETING DIGITAL
08/11/2021 - Black Friday 2021: o que não fazer para lucrar mais!
MARKETING DIGITAL
16/11/2021 - Marketing Interativo: conceitos, estratégias e como fazer.
SEO
19/03/2018 - Meu site não aparece no Google. O que fazer?
SEO
10/06/2021 - O que é SEO em marketing digital?
SEO
03/08/2021 - SEM: o que é e como aplicar na sua empresa?
REDES SOCIAIS
06/03/2018 - Facebook ou Instagram? Qual o melhor para a minha empresa?
REDES SOCIAIS
30/04/2019 - Adeus Curtidas!
REDES SOCIAIS
12/02/2020 - Facebook ou Instagram - Qual a melhor para a sua empresa?
REDES SOCIAIS
19/08/2020 - Como o Marketing de Influência pode impactar as suas vendas?
REDES SOCIAIS
06/02/2021 - O que é a Clubhouse e como conseguir um convite?
REDES SOCIAIS
11/02/2021 - Por que impulsionar no Instagram?
REDES SOCIAIS
24/02/2021 - Gerenciamento de redes sociais: guia completo para a sua empresa
REDES SOCIAIS
31/08/2021 - Destaques Instagram: como fazer para sua empresa?
REDES SOCIAIS
22/11/2021 - Social Media: como esse profissional atua no mercado?
FACEBOOK
28/02/2018 - Facebook para Empresas: Por onde começar?
INBOUND MARKETING
15/08/2019 - Inbound Marketing, tudo sobre a técnica que atrai clientes!
INBOUND MARKETING
26/08/2019 - BeeOn é Silver no RD Station
INBOUND MARKETING
17/07/2020 - Ainda vale a pena ter um blog?
INBOUND MARKETING
31/08/2020 - Marketing de Conteúdo no Blog: 3 estratégias para trazer novos clientes.
INBOUND MARKETING
08/09/2020 - Inbound Sales: a estratégia de vendas para atrair o cliente certo.
INBOUND MARKETING
10/09/2020 - Inbound Marketing é pro seu negócio?
INBOUND MARKETING
09/12/2020 - A BeeOn agora é Gold Partner da RD Station
INBOUND MARKETING
12/02/2021 - O funil de vendas da sua loja virtual está otimizado?
INBOUND MARKETING
11/06/2021 - 4 ferramentas de Inbound Marketing para implementar em suas estratégias
INBOUND MARKETING
11/10/2021 - Como fazer uma pesquisa de satisfação do cliente?
INBOUND MARKETING
07/12/2021 - Como fazer um bom copywriting?
E-COMMERCE
30/10/2019 - Marketing 4.0 para e-commerces.
E-COMMERCE
28/02/2020 - Tendências para as lojas virtuais em 2020
E-COMMERCE
16/03/2020 - 5 principais indicadores de uma loja virtual
E-COMMERCE
20/07/2020 - 5 ações para fortalecer sua loja virtual
E-COMMERCE
05/08/2020 - Google oferece até 100 mil lojas virtuais de graça no Brasil
E-COMMERCE
16/10/2020 - Como evitar o abandono de carrinho no seu e-commerce?
E-COMMERCE
26/11/2020 - Criação de site profissional: 8 itens para considerar.
E-COMMERCE
26/02/2021 - Como criar link do WhatsApp para o seu e-commerce?
E-COMMERCE
23/03/2021 - 10 plataformas para criar sua loja virtual
E-COMMERCE
24/03/2021 - Teste agora a velocidade do seu site: 5 ferramentas gratuitas
E-COMMERCE
30/03/2021 - Por que meu site não aparece no Google? Erros que prejudicam sua visibilidade!
E-COMMERCE
01/04/2021 - O que é preciso para montar um e-commerce?
E-COMMERCE
06/04/2021 - Dicas para automatizar e otimizar processos de e-commerce
E-COMMERCE
08/04/2021 - Qual é o custo para abrir uma loja virtual?
E-COMMERCE
30/04/2021 - O que é a Tray? Como ela pode ajudar seu e-commerce a vender mais!
E-COMMERCE
27/07/2021 - Omnicanal no e-commerce: saiba como aplicar no seu negócio
E-COMMERCE
14/09/2021 - Pop up: o que é e como utilizar no seu e-commerce?
© 2019 - BeeOn Marketing - Todos os direitos resevados.