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Marketing 4.0 para e-commerces.

Por Janaina Bissoli 30/10/2019
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Bem-vindo leitor! Sei que muito provavelmente você já conheça o termo “e-commerce” e também já tenha alguma experiência com este modelo de mercado. Ou até mesmo sua marca já trabalhe com vendas online, não é mesmo? Mas ainda assim, como é nosso 1º post sobre o tema em nosso blog, achei  importante salientar as definições. 
 
 
O E-commerce nada mais é que o mercado eletrônico, as famosas vendas pela internet ou vendas online. Você pode ainda não feito uma venda online mas uma compra com certeza você já realizou ou até mesmo uma pesquisa por preços em algum site, certo? E se você possui uma empresa física, que ainda não está presente na internet, se atente a cada detalhe que conversaremos aqui.
 
 
Continuando as definições, falaremos agora do Marketing 4.0. Sucessor do 1.0, 2.0 e 3.0, ele é um conceito desenvolvido por Philip Kotler. Este é o marketing que acompanha a tendência da internet e as evoluções tecnológicas, em que se busca entender que os consumidores já possuem um comportamento diretamente ligado ao digital, onde todas as suas ações provém das conexões online. 
 
O consumidor já não está mais preocupado somente com o  produto (como no Marketing 1.0), também não é o foco principal um público segmentado (como no Marketing 2.0). Na verdade, é de grande relevância serem tratados como humanos, que possuem valores (como no Marketing 3.0), e adicionado a isso, o conceito principal do Marketing 4.0: um relacionamento horizontal, onde o consumidor se reconheça como pessoa, e que se relaciona por sua vez, com outra pessoa e não com uma marca. O seu consumidor passa a ter voz, ele pode se comunicar, influenciar e por fim, construir de fato o futuro da sua marca. O processo é basicamente este: você o conquista com conteúdos da sua marca, ganha a confiança e terá um consumidor parceiro, que consome seu conteúdo e seus produtos ao mesmo tempo.
 
E por que tudo isso é tão importante para os e-commerces?
 
O consumidor precisa ter experiências completas que permitam que ele transite do online para o offline, isso o fará se identificar com a sua marca. Ao mesmo tempo que ele necessita viver experiências fora do mundo online, lhe agrada tudo que o mundo digital tem a oferecer. Então por que não relacionar estes dois mundos, não é mesmo? É e será cada vez mais comum depararmos com situações de compras realizadas através da internet sendo retiradas em loja física. Ou uma venda pela internet totalmente humanizada, por exemplo. - Isso tem um nome showrooming e webrooming. 
 
Portanto, hoje é em dia é inviável e impensável que sua marca não esteja presente ativamente no mundo digital. Uma vez que o consumidor antes da decisão de compra se relaciona cada vez mais com as empresas e seus serviços oferecidos pela internet. É ali que ele pode encontrar outras pessoas que vivenciaram a mesma experiência, e acredite, isso gera muita confiança. Além disso, é pelas plataformas online que os clientes podem conversar diretamente com a sua empresa, passam a entender os valores da sua marca e passa a se sentir parte dela. Essa relação criada é algo que perdura por um longo prazo, e você poderá sempre nutrir, uma vez que possui informações importantes daqueles com quem se relaciona. Os consumidores não são uma massa, por isso não devem ser tratados como tais, cada um tem sentimentos individuais e essa é a melhor parte: com os dados que você conquistou, você pode se comunicar do jeitinho que ele deseja.
 
Precisa de uma ajuda para clarear um pouco mais sobre quais estratégias essenciais utilizar para acompanhar o Marketing 4.0 em seu e-commerce? Então fique atento:
 

1) Seja ativo nos seus perfis em redes sociais, e se vale um conselho: é mais importante escolher e fazer bem feito uma rede social, do que criar contas em diferentes redes e não cuidar com atenção delas.

2) Conteúdo de qualidade é indispensável, afinal é ele que vai prender a atenção do seu cliente;

3) Tenha um site responsivo para celulares, pois é através deles que o  cliente terá o 1º contato, e não aqueles que nos fazem fechar a aba com 3 segundos;

4) Tenha frequência nas publicações;

5) Saiba quem é o seu público alvo e converse com ele de forma adequada;

6) Otimize a vida dos seus consumidores, ofereça soluções rápidas;

7) Humanize a sua marca, aliás, são pessoas lidando com pessoas. 

 
 
E aí, gostou desse conteúdo? Espero que tenha ajudado você a entender o novo comportamento do consumidor nessa era digital e que você tenha ainda mais resultados nas suas vendas online. 
 
 
E caso precise de mais ajuda, por aqui temos profissionais qualificados para criar estratégias de acordo com as necessidades da sua empresa. 

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