Nos últimos anos, o marketing de influência tem chamado cada vez mais a atenção das empresas, conectando marcas e pessoas.
Contudo, ao contrário do que muitos imaginam, essa engrenagem não é movida apenas por grandes nomes com milhões de seguidores.
De acordo com pesquisas recentes, 43% das marcas já estão apostando em vozes menores, mas extremamente relevantes: os micro e nano influenciadores.
Elas entenderam que, para criar conexões que realmente façam sentido para o público, nem sempre o maior alcance é o melhor caminho.
Neste artigo, vamos desvendar o que mudou na forma como pensamos o marketing de influência e mostrar como perfis menores podem se tornar os maiores aliados do seu negócio. Continue conosco e aproveite a leitura!
O que realmente faz o marketing de influência funcionar?
O marketing de influência se tornou uma estratégia poderosa, principalmente, por ajudar a estreitar a relação entre marcas e público de forma verdadeira e, muitas vezes, sutil.
Quando bem executado, seus frutos são inúmeros. Mas é necessário que exista intenção e propósito por trás de cada ação para obter bons resultados.
O erro mais comum é olhar apenas para os números. O sucesso de uma campanha de marketing de influência está na sintonia do criador com seus seguidores e, sobretudo, no alinhamento dele com a imagem e os valores da sua marca.
Dessa forma, é possível humanizar sua empresa e, ao mesmo tempo, cumprir seu desejo de vender mais.
Quanto mais sua marca se associa a um estilo de vida bem definido e representado por vozes autênticas, maiores são as chances de gerar identificação e lealdade.
Quem são os microinfluenciadores e por que estão em alta em 2025?
Em meio a audiências menores e altamente segmentadas, os micro e nano criadores têm possibilitado que as marcas estabeleçam uma relação de maior proximidade e credibilidade com o público.
Suas recomendações soam mais como o conselho de um amigo próximo, e é justamente isso que aumenta a confiança e a relevância percebida.
Podemos dizer que os microinfluenciadores são produtores de conteúdo que possuem uma base de seguidores menor, geralmente, estabelecida entre 5 mil e 100 mil seguidores.
A principal característica deles é a qualidade dessa audiência. Ela é extremamente engajada e focada em um nicho específico, seja culinária vegana, finanças para autônomos, jardinagem em apartamentos ou qualquer outro tema.
Eles são especialistas apaixonados por seus assuntos, o que cria uma comunidade fiel que confia genuinamente em suas opiniões.
Por que a mudança?
O crescimento dos microinfluenciadores é uma resposta direta a um mercado saturado por grandes influenciadores.
O público, cada vez mais experiente, desenvolveu um certo ceticismo em relação a publicidades massivas e pouco personalizadas. A busca agora é por autenticidade.
As pessoas confiam mais em recomendações de criadores com quem se sentem próximas e com quem compartilham interesses reais.
Essa percepção de “gente como a gente” torna o endosso de um produto muito mais poderoso e crível.
Quais são as diferenças entre influenciadores tradicionais e microinfluenciadores?
Influenciadores tradicionais e microinfluenciadores fazem parte de categorias fundamentalmente distintas que operam com lógicas opostas. A seguir, explicaremos de maneira mais aprofundada.
Alcance vs. engajamento
Influenciadores tradicionais, com mais de 500 mil seguidores, oferecem um alcance massivo.
Sua mensagem chega a um número enorme de pessoas. No entanto, o nível de engajamento, como curtidas, comentários e compartilhamentos, costuma ser proporcionalmente menor.
Por outro lado, microinfluenciadores falam com uma base menor, mas suas taxas de engajamento são expressivamente mais altas, visto que existe um diálogo real com a comunidade.
Autenticidade vs. imagem aspiracional
Grandes influenciadores muitas vezes vendem um estilo de vida aspiracional e distante.
Microinfluenciadores se conectam através da realidade e da proximidade. A comunicação é mais direta, pessoal e, consequentemente, percebida como mais autêntica, fortalecendo a confiança.
Custos vs. efetividade
Campanhas com celebridades digitais exigem um investimento altíssimo. Já o marketing de influência com microinfluenciadores, é muito mais acessível.
Com o mesmo orçamento de uma única campanha com um mega influenciador, uma marca pode colaborar com dezenas de micro-criadores, diversificando o público e gerando um impacto mais profundo e segmentado.
Quais são os benefícios de um marketing de influência com microinfluenciadores?
Apostar em criadores menores é uma decisão estratégica que reúne uma série de benefícios.
Maior engajamento e conexão emocional
Como a audiência é mais fiel e engajada, o impacto de uma recomendação nas decisões de compra é muito mais forte.
Também vale a pena dizer que a conexão emocional que eles têm com seus seguidores é o ativo mais valioso.
Autenticidade e confiança
A percepção de autenticidade desse tipo de influenciador se transfere para a marca parceira.
Dessa forma, suas recomendações são vistas como dicas genuínas, o que gera uma credibilidade imensa.
Excelente custo-benefício
O retorno sobre o investimento (ROI) em campanhas com criadores menores costuma ser surpreendente, sendo a estratégia mais assertiva para marcas com orçamentos mais enxutos que buscam resultados reais e mensuráveis sem precisar investir fortunas.
Como identificar e colaborar com microinfluenciadores?
Convencido do poder dos microinfluenciadores? Ótimo. Logo abaixo, detalhamos como a sua empresa pode encontrar o parceiro perfeito e acertar em cheio.
Passo 1
A busca não deve ser aleatória, de modo que o alinhamento com os valores da sua marca é o critério mais importante.
Utilize ferramentas de busca em redes sociais, explore hashtags relacionadas ao seu nicho, analise quem são as vozes relevantes naquele ecossistema e verifique a qualidade das interações.
Passo 2
A melhor parceria é aquela que beneficia ambos os lados. Por isso, ao invés de apenas “contratar” um post, pense em cocriação.
Ainda, dê liberdade criativa para que o microinfluenciador apresente seu produto da maneira mais autêntica possível para sua audiência.
Estratégias como campanhas de conteúdo gerado pelo usuário (UGC), envio de produtos (seeding) e cupons de desconto exclusivos funcionam muito bem.
Passo 3
O sucesso de uma campanha de marketing de influência com micro-criadores vai além das métricas de vaidade, como as curtidas.
Acompanhe o engajamento real, como comentários, salvamentos, compartilhamentos, o tráfego gerado para o seu site através de links rastreáveis, o uso de cupons de desconto e, claro, o impacto nas vendas.
Sua marca está preparada para se posicionar no mercado e dialogar de forma autêntica com quem realmente importa? Fale com um de nossos especialistas e cresça ao lado da Beeon!
