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Marketing Digital para Negócios Locais

Por Livia Gandolfi 09/03/2020
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Você é dono de um negócio local e ainda não conseguiu atrair clientes para  a sua empresa usando estratégias de marketing digital? 
 
A internet hoje, é um dos principais canais de captação de novos clientes, especialmente, quando a atenção deles está cada dia mais voltada para o digital. 
 
Apesar disso, muitas empresas ainda não utiliza a internet para vender mais, ou ainda, já investiu em marketing digital porém sem sucesso. Para que os negócios encontrem um resultado positivo é importante, antes de tudo, iniciarem um trabalho, o qual chamamos de  Marketing Digital Local concentrando as estratégias de divulgação  de forma que atraia pessoas próximas ao seu negócio. 
 
Mas afinal, o que é marketing digital local? 
 
De uma forma simples, o marketing digital local adota estratégias guiadas pela localização do seu público potencial. Assim como qualquer estratégia de marketing é importante levar em conta as informações sobre a localização do público, mas neste caso o objetivo é focar essas estratégias em ações que auxiliem a atrair pessoas que residam ou frequente as proximidades do seu negócio. 
 
Tá, mas como fazer isso da forma certa?
 
Separamos algumas dicas valiosas que serão fundamentais para você começar a ter resultados concretos e clientes dentro da sua empresa.  Vamos conhecer? Olha só:
 
Primeira e obviamente, sua empresa precisa marcar presença no meio digital. 
 
Hoje, podemos encontrar o que quisermos na internet com apenas um ‘google’. Por isso é fundamental que sua empresa esteja presente nas ferramentas de busca. 
 
Google Meu Negócio, por exemplo, funciona como um cartão de visitas da sua empresa. O perfil permite que seu negócio se conecte com seus clientes através da Busca do Google e no Google Maps gratuitamente. 
 
Já nas redes sociais, é importante que sua empresa esteja presente com um perfil comercial. No Facebook  e no Instagram você pode criar sua página, apresentando seus produtos e serviços, além de colocar sua marca no alcance de mais clientes. 
 
Com sua marca marcando presença online, partimos para definição do seu público-alvo.
 Ao contrário do que muitos pensam, uma boa estratégia de marketing não é aquela em que falamos com o maior número de pessoas, e sim aquela em que falamos para as pessoas certas. 
Não adianta falar com muitas pessoas, se estas não são potenciais consumidores do seu produto ou serviços, você desperdiçará tempo e dinheiro tentando ter a atenção de clientes que não tem perfil para se transformar em seu cliente. 
 
 Assim, é fundamental que você detalhe o perfil do seu público, como gênero, idade, hábitos de consumo e claro, sua localização. Esse tipo de informação pode ser coletada com facilidade nas plataformas digitais, auxiliando você a compreender melhor o seu público e suas necessidades. 
Depois de identificar o seu público, é importante que divida-os em grupos, classificando por suas características, assim, ficará mais fácil se comunicar com eles, com as mensagens segmentadas e específicas para cada grupo de cliente. Definir qual é seu público prioritário é outro passo fundamental, todo negócio tem os clientes potenciais que apresentam características mais favoráveis para receber sua oferta. 
 
No caso do marketing local, a localização geográfica é uma das prioridades na hora de definir seus públicos por relevância, além de, claro, seus interesses e outras informações demográficas relevantes.
 
Podemos entender melhor com um simples exemplo: imagine que você promoverá um evento na qual sua empresa irá apresentar um novo produto, e você pode convidar somente alguns dos seus clientes para o evento. Quem você convidaria? 
 
Certamente, você seria criterioso ao selecionar seus convidados, levando em consideração pessoas que realmente se interessam pelos seus produtos e que seriam clientes potenciais do novo produto lançado, além disso, verificaria quais pessoas teriam melhores condições de irem ao evento, seja pela locomoção ou disponibilidade, certo? 
Assim como uma lista para um evento, você precisa selecionar as pessoas corretas para direcionar suas ações de marketing. 
 
Uma terceira dica é utilizar-se das novas ferramentas de marketing digital para auxiliá-lo.
 
Existem inúmeras ferramentas que facilitam nossa rotina e nos ajudam a compreender melhor o comportamento dos nossos clientes. 
Os parâmetros de segmentação geográfica são oferecidos na maioria das plataformas de mídia paga da web, como Google Ads e Facebook Ads, que coletam os dados a partir do endereço de IP dos usuários.
 
Através dessas plataformas é possível optar pelos locais que deseja atingir, seja país, estado, cidade e até mesmo um raio de distância.Com links patrocinados, é possível determinar onde seus anúncios serão exibidos, criar campanhas diferenciadas que atraiam quem está nas proximidades da sua empresa. 
 
As ferramentas de web analytics possibilitam compreender melhor como seu público se comporta nos sites e redes sociais. Estas, inclusive fornecem dados importantes para entender qual o perfil do público que está engajando com sua empresa. 
 
Com essas dicas e muita dedicação, a sua empresa será notada por quem está próxima  ao seu negócio, e essa visibilidade facilitará, e muito, para que os tão esperando resultados e novos clientes presenciais!

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