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Marketing para agronegócio: por que investir?

Por BeeOn 11/08/2022
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O agronegócio é uma das forças da economia brasileira. O PIB da agroindústria registrou um aumento de 8,36% em 2021 e representou 2,4% do PIB nacional. Justamente por isso, trabalhar o marketing para o agronegócio é crucial.

Quando bem executadas, as ações de marketing conseguem influenciar as decisões de compra, fazendo com que os clientes entendam os benefícios de investir nos produtos da sua fazenda.

As estratégias podem ser aplicadas em negócios de vários segmentos, tanto para os grandes como para os pequenos produtores.

Ainda não utiliza os benefícios do marketing para o agronegócio? Então, continue a leitura!

O que é marketing no agronegócio?

O marketing no agronegócio visa criar uma série de estratégias que tornam o seu produto mais desejado pelos seus clientes e a sua marca mais forte na mente dos públicos de interesse.

Assim, quem investe em marketing consegue se diferenciar da concorrência, criando uma marca forte, desejada pelos consumidores e respeitada por investidores, imprensa e demais públicos.

Com a transformação digital, o campo deixou de ser um produtor apenas de commodities. Cada vez mais vemos o interesse dos clientes em entender de onde vem os produtos que consomem. E, dessa forma, a buscarem por marcas de qualidade. Quem faz essa ponte entre os desejos dos clientes e os produtos é, justamente, o marketing.

Qual a principal função do marketing estratégico no agronegócio?

A principal função do marketing no agronegócio é compreender o que motiva as pessoas, atendendo a necessidade delas por meio de produtos e marcas posicionadas estrategicamente.

No agronegócio, o marketing também pode ser usado para diferenciar sua fazenda entre os públicos de interesse. Como outras empresas que compram sua matéria-prima, tornando sua marca mais atrativa para esses negócios.

Assim, o marketing pode ser usado tanto para influenciar o consumidor final do seu produto, como para os intermediários da cadeia. Fazendo com que eles entendam os diferenciais do seu negócio e invistam na sua marca, ao invés da concorrência. 

Como fazer marketing no agronegócio?

Já está convencido que o marketing no agronegócio é extremamente importante? Então confira algumas estratégias importantes que separamos!

Entenda quem é seu público

Todas as estratégias de marketing começam sempre do mesmo ponto: compreender quem forma o público-alvo da sua empresa. Isso envolve tanto os clientes finais, como os demais intermediários da cadeia.

Por exemplo, se você é um produtor de leite, mas não faz o beneficiamento, seu público-alvo deve ser as empresas que compram de você. Já se você tem um produto final, pode trabalhar com o público que compra a sua marca.

Busque elencar as principais características dessas pessoas ou empresas. Entenda como elas pensam, o que procuram em uma marca ou parceiro de negócio, quais os principais receios para a compra, onde vivem, qual a renda ou porte médio e outras características comportamentais, sociais e econômicas.

A partir disso, será mais fácil traçar estratégias para se comunicar corretamente com esse público. 

Use o branding

O branding é a gestão de marcas. Ele envolve um conjunto de estratégias que visam tornar a sua marca mais forte e competitiva, sendo vista pelo seu público como diferente e líder de mercado.

O primeiro passo deve ser a criação de uma marca forte. Para isso, você deve focar nas características do seu público e nos diferenciais do seu negócio. Se a sua marca fosse uma pessoa, pense quais características ela deveria ter.

Como: sustentável, confiável, moderna, tecnológica, afetiva, aconchegante etc. Essas características estão ligadas ao posicionamento de mercado da sua marca e precisam estar relacionadas com o que você entrega de valor.

Não adianta, por exemplo, prometer uma marca sustentável se, no dia a dia da sua fazenda, isso não acontecer. Pois você irá gerar uma desconexão entre o que o público espera e o que ele recebe, de fato, enfraquecendo sua marca.

Depois de construir sua marca, desenvolva uma boa identidade visual, que represente todas as características que você definiu. Essa identidade visual deverá ser usada em todas as suas comunicações. Desde as embalagens dos produtos, até os documentos, mídias sociais, panfletos etc.

Crie posicionamento digital

A transformação digital já chegou ao campo. Se a sua empresa ainda não está na internet, você pode estar perdendo vendas e parcerias estratégicas. Além de passar a imagem de uma marca pequena e amadora.

Por isso, é extremamente importante investir em posicionamento digital. O site é uma figura central e fundamental para poder desenvolver qualquer estratégia. 

Ele deve ter um layout amigável, de acordo com a sua identidade visual, que seja responsivo (funcione tanto em celulares como outros tamanhos de computadores), carregar rápido e oferecer informações sobre sua marca e empresa.

Além do site, é importante marcar presença nas redes sociais que seu público mais usa. O Facebook e Instagram costumam ser os mais comuns, mas isso depende muito das características do seu negócio.

Caso o seu foco seja a venda para outras empresas, o LinkedIn é uma ótima plataforma, porque amplia o networking e fortalece a imagem do seu negócio para outros do setor.

Não adianta, claro, simplesmente ter uma página nessas redes e não trabalhar com elas. É importante criar uma estratégia de produção de conteúdo, sobre a qual falaremos a seguir, e também interagir com seus seguidores.

Invista em SEO

SEO é a sigla, em inglês, para otimização de sites. A ideia é fazer com que um site tenha mais chances de ficar bem classificado no Google para palavras-chaves relevantes para o seu setor.

O Google é, hoje, uma importante vitrine. Afinal, é o principal canal no qual as pessoas pesquisam sobre diferentes temas, descobrem novas marcas e produtos e consomem. Então, se a sua empresa está bem ranqueada para palavras-chaves importantes, ela tem mais chances de fazer bons negócios.

As estratégias de SEO são essenciais para ajudar nisso. Entendendo quais palavras-chaves seu público mais usa e otimizando seu site para elas. 

Produza conteúdo

O conteúdo é extremamente importante dentro do marketing digital e a premissa também é válida para a agroindústria e o agronegócio. Você precisa demonstrar que sua empresa sabe sobre seu setor, ao mesmo tempo que oferece informação valiosa para seus públicos.

Os conteúdos podem ser produzidos tanto para um blog aliado ao seu site, como para as redes sociais. Em cada meio, é claro, a linguagem deverá ser diferente.

Entenda quais são as principais dúvidas e dificuldades que seu público tem. E crie conteúdos que ajudem as pessoas ou empresas.

Por exemplo, ainda no setor leiteiro, muitas pessoas deixam de consumir leite e derivados porque acreditam que o processo de fabricação causa sofrimento animal ou que o consumo de leite traz malefícios à saúde. 

Use seus canais para informar as pessoas sobre como o leite é produzido e beneficiado,os mitos que envolvem a cadeia, os benefícios reais do consumo de leite para as pessoas, entre outros assuntos relevantes.

Ao oferecer informação de qualidade, você posiciona a sua marca como especialista no setor. Ao mesmo tempo em que se coloca ao lado dos seus clientes, criando confiança e estreitando os laços. 

Use uma estratégia de assessoria de imprensa

A assessoria de imprensa é excelente principalmente para quem trabalha no setor B2B, ou seja, vende para outras empresas e negócios. Além disso, ela ajuda a fortalecer a sua marca, colocando seu negócio como líder do mercado.

A estratégia consiste em criar releases e dispará-los para a mídia. Os releases são sugestões de pautas de assuntos que podem interessar os jornalistas e que tenham relação com a sua empresa.

Como uma nova tecnologia que você tem usado no campo, pesquisas sobre o setor, produtos inovadores, métodos mais sustentáveis etc. 

Relacione-se com o seu público

Estar próximo do seu público faz com que sua marca seja mais conhecida e lembrada. O que aumenta as chances de compra e de fidelização.

São várias as estratégias de relacionamento que podem ser usadas, dependendo das características da sua empresa e do seu público.

O e-mail marketing é um grande aliado. Você pode usá-lo para nutrir os leads. Ou seja, para oferecer informação de qualidade às pessoas, fazendo com que elas se sintam próximas e confiantes para comprar da sua marca.

Também pode usá-lo para se comunicar com sua base de clientes usuais, oferecer descontos ou informar sobre novidades importantes do seu negócio.

Nas redes sociais, também seja próximo do seu público. Incentive as pessoas a comentarem e compartilharem seus posts, responda os comentários e mensagens e seja sempre solícito com qualquer questão. Coloque a sua marca como amiga do consumidor.

Conclusão

Neste conteúdo, você aprendeu que o marketing para agronegócio é fundamental na hora de desenvolver marcas fortes. Isso ajuda a aumentar as vendas, melhorar a percepção do público sobre sua empresa e criar parcerias de negócio mais prósperas.

Todos da cadeia do agronegócio e da agroindústria podem aproveitar dos benefícios do marketing, do pequeno ao grande produtor.

Gostou de conhecer mais sobre o assunto? Quer investir em uma estratégia de marketing, mas não sabe por onde começar? Venha conversar com o time de especialistas da BeeOn!

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