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SEM: o que é e como aplicar na sua empresa?

Por BeeOn 03/08/2021
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Search Engine Marketing (SEM) também conhecido como marketing de motores de busca é um dos mais importantes atualmente dentro das estratégias digitais. Afinal, ele visa otimizar o site do seu negócio, tornando-o melhor classificado em buscadores como o Google e aumentando, assim, as chances de negócio.

Você ainda não investe em SEM? Siga lendo este conteúdo e entenda como esse tipo de marketing funciona e veja dicas para implementá-lo nas suas estratégias!

O que é Search Engine Marketing (SEM)?

Search Engine Marketing (SEM) é o marketing voltado para os mecanismos ou motores de busca. São estratégias que visam otimizar os sites e colocá-los no topo das pesquisas realizadas em buscadores como o Google, o Bing, entre outros.

Geralmente, dividimos o SEM em duas partes:

  1. SEO (Search Engine Optimization);

  2. Links Patrocinados.

Vamos ver cada um deles em detalhes?

SEO

Quando falamos em marketing digital, sem dúvida SEO é uma das siglas mais conhecidas. É um conjunto de ações e estratégias que ajudam a aumentar o tráfego e o desempenho de um site usando os resultados orgânicos.

Ou seja, são várias estratégias que incluem otimização do site e também dos conteúdos para que o domínio apareça melhor classificado nos resultados orgânicos das buscas realizadas no Google e em outros buscadores.

Entre as ações de SEO que podem ser feitas estão: melhora na velocidade do site, escaneabilidade, responsividade, uso de palavras-chaves, conteúdos otimizados, link building, entre outros.

Além desses pontos, também faz parte do SEO a indexação do site no Google. Isso se refere a capacidade dos robôs do Google de rastrear e incluir o seu site no índice.

O SEO pode ser dividido em ações on-page e off-page. On-Page inclui os fatores que serão otimizados no próprio site, como meta description, título, conteúdo, estrutura, velocidade de carregamento etc. 

Já o off-page se relaciona a inúmeras outras variáveis consideradas pelo Google que envolvem outros sites, redes sociais e blogs, por exemplo, os links de qualidade que redirecionam para seu site e seus conteúdos.

Links Patrocinados

Os links patrocinados são os famosos “anúncios” do Google. São aqueles resultados trazidos nas pesquisas indicados como “anúncios” – eles também podem ser feitos em redes sociais, blogs, portais e outros sites parceiros do Google.

Com os links patrocinados, é possível ter resultados mais rápidos e previsíveis, mesmo com investimentos relativamente baixos. Isso acontece porque é possível segmentar as campanhas de acordo com uma série de características.

Ao contrário dos anúncios tradicionais, os realizados no Google são feitos em uma espécie de leilão, nos quais a visibilidade da sua marca depende não apenas do valor investido, mas também da qualidade do seu site e do seu conteúdo.

A estratégia, normalmente, utiliza cobrança por cliques. Mas existem técnicas avançadas que permitem a otimização para conversões ou impressões (visualizações do anúncio).

Quais os benefícios do Search Engine Marketing (SEM)?

Quando falamos em pesquisas na internet, sem dúvida, o Google é o principal nome que nos vem à mente. De acordo com os dados da Internet Live Stats, em 2019, o Google processou 3,5 milhões de pesquisas por dia – uma média de 40 mil pesquisas por segundo.

Isso nos mostra o quanto as plataformas de pesquisa são cruciais para as empresas que desejam se destacar na internet. Assim, um serviço de SEM bem realizado é capaz de:

  • Aumentar o número de leads e potenciais clientes da sua empresa;

  • Gerar mais vendas;

  • Melhorar o tráfego do seu site ou e-commerce;

  • Ajudar no branding da sua marca;

  • Ajudar a entender mais sobre os seus clientes (analisando as palavras-chaves e termos mais pesquisados);

  • Garantir legitimidade, já que para muitas pessoas se uma empresa “não aparece no Google”, ela não oferece confiança ou qualidade;

  • É um conjunto de técnicas de baixo custo, capaz de gerar resultados mesmo com investimentos modestos, sendo acessível a empresas de todos os portes e segmentos.

Como aplicar SEM na sua empresa?

Já está convencido de que o Search Engine Marketing é importante para melhorar os resultados do seu negócio no ambiente virtual? Veja as dicas que separamos para uma excelente estratégia.

Invista em palavras-chaves de cauda longa

As palavras de cauda longa (long tail keywords) são as que estão ligadas a uma busca mais específica e geralmente envolvem termos e perguntas que os usuários estão pesquisando. Por exemplo: o que é SEM e como usar – demonstrando a intenção do usuário em aprender mais sobre o Search Engine Marketing.

Quando a pessoa digita uma frase no buscador, ela indica saber bem o que quer – por isso, esse é um público mais segmentado e atraí-lo pode ser excelente para suas estratégias. Além disso, as palavras-chaves de cauda longa, normalmente, têm uma competição menor, sendo mais fácil posicionar bem o seu site.

Use o Google Shopping

O Google Shopping é uma excelente vitrine virtual, mas muitos lojistas ainda não se atentaram a ele. Quando você digita algum produto no Google, os anúncios do Google Shopping dominam o topo do buscador, ficando acima dos links patrocinados – e chamando muita atenção do usuário, aumentando as chances de conversão.

Para usar essa ferramenta, crie uma conta no Google Merchant Center e integre-a ao Google Ads. Essa é uma ótima oportunidade para e-commerces, ajudando a destacar seus produtos e aumentar suas vendas.

Crie bons anúncios

As estratégias de links patrocinados são excelentes, principalmente se você deseja ter resultados mais rápido. Porém, é fundamental que os anúncios sejam persuasivos e otimizados, levando o usuário à página de vendas ou de conversão da sua estratégia.

Além disso, atenção à copy do seu anúncio. Ela deve ser instigante, conter a palavra-chave da campanha e ter um CTA chamativo, persuasivo e de fácil compreensão. Assim, haverá chances reais dos usuários sentirem vontade de clicar nos seus anúncios, melhorando os resultados.

Use o Google Analytics como aliado

O Google Analytics é uma das ferramentas mais importantes no SEM, pois permite avaliar o desempenho do seu site e o comportamento do seu público. Use essa ferramenta para compreender a fundo: o volume de visitas, o tempo médio gasto nas páginas, os canais de origem, a taxa de rejeição e muitas outras métricas.

A partir desses dados, será mais fácil tomar decisões embasadas e estratégicas, que realmente tragam resultados.

Escreva bons conteúdos

Os conteúdos são muito importantes, principalmente nas estratégias de SEO, ajudando a posicionar bem o seu site organicamente. Embora exista uma infinidade de otimizações, a dica mais importante é escrever pensando sempre nas dúvidas do público que você deseja atrair.

Por isso é fundamental compreender muito bem quem são suas personas, entendendo especialmente as dores dessas pessoas. Pense que o seu conteúdo precisa ser o mais completo possível sobre determinado assunto, respondendo as dúvidas principais que as personas podem ter.

Antes de escrever um conteúdo, faça uma boa pesquisa, conferindo quais resultados estão em primeiro lugar e pensando de que forma você pode deixar o seu post ainda mais completo. 

Aprimore seu índice de qualidade

Quando o assunto são os links patrocinados, o índice de qualidade dos anúncios é crucial. Quanto melhor ele for, maior a frequência que sua campanha será mostrada nas páginas do Google – e menor será o seu custo.

Nesse caso, uma dica indispensável é adicionar a palavra-chave sempre na copy do seu anúncio e também na URL do seu site de destino, mostrando para o Google que suas ações estão alinhadas.

Evite as técnicas de black hat

Na internet, há muitas “técnicas” e “truques” para driblar o Google e colocar os sites nas primeiras posições sem esforço. São o que chamamos de técnicas de Black Hat. Embora elas pareçam tentadoras, na verdade podem trazer grandes prejuízos para o seu site.

Hoje, os robôs do Google estão muito inteligentes e conseguem detectar essas práticas antiéticas rapidamente. Isso significa que se você usar técnicas de Black Hat, poderá ser penalizado, dificultando muito para conseguir recuperar os resultados.

Além de todas essas dicas, uma das mais importantes é contar com uma equipe de profissionais especializados. Eles garantirão que as técnicas de SEM trarão os resultados esperados e estarão alinhadas com o seu plano de marketing e as metas da sua empresa.

E aí, gostou de saber mais sobre Search Engine Marketing? Quer contar com essa estratégia nas suas ações digitais? Entre em contato com nosso time de especialistas e saiba como podemos ajudá-lo!

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